Breaking
Loading...
Home » » Sondagem à percussão - Melhores Práticas

Sondagem à percussão - Melhores Práticas

Perfuração


A perfuração deve ser feita manualmente com um trado concha ou trado helicoidal. De acordo com a NBR 6484:2001 - Solo - Sondagens de Simples Reconhecimentos com SPT - Método de ensaio, não é permitido cravar o trado com golpes de martelo. Ele só será usado no momento do ensaio SPT.


Fotos: Marcelo Scandaroli

Marcações

A cada metro de profundidade, realiza-se a sondagem SPT. Para isso, marca-se com um giz, no amostrador padrão, um segmento 45 cm dividido em três partes de 15 cm. Quando se inicia a operação, um dos sondadores conta e anota as batidas necessárias para cravar cada uma das partes. O número SPT será a soma das batidas dos últimos 30 cm.
Fotos: Marcelo Scandaroli


Torque

Além da contagem do número de golpes padronizados, a investigação do terreno pode ser complementada pelo valor do torque na perfuração com o trado, medido após a cravação do amostrador padrão. O torque máximo é dado pela primeira volta do torquímetro e o torque residual, pela volta seguinte.

Fotos: Marcelo Scandaroli



Coleta de amostras

A cada metro é retirada uma amostra do solo para posterior avaliação laboratorial. Recomenda-se coletar no mínimo a quantidade equivalente à altura do bico do amostrador padrão. As amostras devem ser armazenadas em um recipiente completamente fechado e com uma etiqueta com as seguintes informações: nome ou número do trabalho, local da obra, número da sondagem, número da amostra, profundidade da amostra, número de golpes e penetrações do amostrador.

Fotos: Marcelo Scandaroli



Boletim de campo

Todos esses dados, assim como uma pré-classificação do solo e os valores de SPT e torque, são anotados em um boletim de campo feito pelo sondador.

Fotos: Marcelo Scandaroli


Lavagem

Antes de ser novamente utilizado no ensaio do metro seguinte, o amostrador padrão deve ser cuidadosamente lavado para impedir que haja alterações na classificação da próxima amostra.
Fotos: Marcelo Scandaroli



Lençol freático 


Quando se detecta a presença de água no fundo da escavação, a perfuração é interrompida para a medição do nível d'água com no mínimo três leituras a cada cinco minutos. Depois disso, segue-se com a sondagem pelo método de circulação de água, ou lavagem. No mínimo 12 horas depois de finalizada a sondagem, deve-se medir novamente o nível d'água, que também será informado no relatório final.
Fotos: Marcelo Scandaroli

Share this Post Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013. Odd Themes - All Rights Reserved