Breaking
Loading...
Home » » Construir Telhado em Grau ou Percentual (VEJA COMO FAZER)

Construir Telhado em Grau ou Percentual (VEJA COMO FAZER)

Por que tenho que utilizar porcentagem se na prática a inclinação do telhado é em graus? Ao utilizar a tangente para obter o grau, e colocando em prática com o exemplo de vocês em um telhado com a cumeeira de 15º há uma diferença. Agora lhes pergunto: devo considerar o cálculo em graus (tan) ou em porcentagens. Fico no aguardo. Obrigado.
Claudemir Inácio dos Santos – POA / RS (claudemirinacio@hotmail.com)
Claudemir,
As duas formas de calcular a inclinação de um telhado estão corretas, tanto em percentual como em ângulos com unidade em graus. São apenas conceitos dois conceitos matemáticos diferentes, mas que devem chegar ao mesmo resultado.
Entretanto, na prática, trabalhar em Percentual é mais fácil durante o projeto e construção do telhado por dois motivos:
1. Os fabricantes de telhas fornecem a inclinação mínima dos telhados em percentual;
2. O cálculo da inclinação é mais fácil, direto e de fácil visualização.
O Cálculo em Percentual é direto porque, por exemplo, um telhado com 30% de inclinação quer dizer que: a cada 100cm na horizontal, o telhado sobe 30cm, por isso, 30 por cento, ou seja 30/100.
Já o cálculo em ângulo / grau não é direto e de difícil visualização porque é necessário utilizar relações trigonométricas, veja: para o mesmo exemplo, de um telhado com 30% de inclinação, calcula-se a tangente do ângulo teta (tanϴ) que é divisão do cateto oposto sobre o cateto adjacente. Em seguida, para saber o valor de teta (ϴ) é necessário fazer o inverso da tangente (tan¯¹). Bastante complicado e de difícil visualização durante a construção.
telhado inclinacao
Entretanto, se o fornecedor das telhas ou o projetista informarem a inclinação do telhado em ângulo / grau você inicia o seu telhado fazendo a marcação da inclinação como auxílio de um transferidor.
Macete 01: ao realizar o cálculo na calculadora científica verifique se ela está no modo DEG (degrees em inglês, graus em português). Além do modo DEG há os modos RAG (radianos) e GRAD (grados).
Veja na prática como a inclinação em percentual é mais fácil de trabalhar.
Um telhado com inclinação de 30% em que a cumeeira está a 4,0m da borda, qual a altura da cumeeira?
inclinacao telhado
Resposta: Se o telhado tem 30% de inclinação, a cada 1,0m ele sobe 30cm, assim, em 4,0m ele sobe 120cm, ou 1,20m. Aplicação de uma regra de três simples.
Esse mesmo telhado tem 16,70° de incinação, a 4,0m, qual a altura da cumeeira?
tan 16,70 = x / 4,0m
X = tan 16,70 x 4,0m
X = 0,30 x 4,0m
X = 1,20m
Um cálculo bem mais elaborado onde o construtor deve ter conhecimentos de trigonometria.
Sucesso na sua obra.

Share this Post Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013. Odd Themes - All Rights Reserved