Lajes pré-moldadas em canteiro
Pré-moldar lajes no canteiro pode auxiliar a adequar a demanda à produção, com controle também sobre as dimensões e a qualidade do produto acabado. Confira as melhores práticas ao fazer pré-moldados de concreto no canteiro
Moldar lajes no próprio canteiro de obras proporciona, além de agilidade, a possibilidade de controlar a qualidade do produto final. O processo é simples e varia com relação aos detalhes e à cultura de cada construtora. A ideia geral, no entanto, é obter produto sob medida, e na quantidade que o andamento dos serviços demandar.
FERRAMENTAS E EPIS
|
EQUIPAMENTOS
|
As ferramentas necessárias para esse serviço são: rolo de pintura para aplicação de desmoldante, alicate para corte de tela metálica, pé de cabra, espaçadores, linha, serra, chave de boca, chave Allen, alicate para corte de arame, marreta, arame recozido, ímã. Os equipamentos de proteção individual necessários são: capacete, luvas e óculos de proteção. | Para acabamento final da superfície, será necessário contar com acabadora mecânica para pisos de concreto ("helicóptero"). |
PREPARAÇÃO INICIAL
Passo 1. Uma das maneiras de moldar lajes em canteiro é empilhando uma sobre a outra. Assim, a laje já pronta serve de fôrma de fundo para a peça que será concretada. Esse foi o caso da obra fotografada.
APLICAÇÃO DE DESMOLDANTE
Passo 2. Assim, a fôrma metálica é aparafusada em volta de toda a laje de base. Em seguida, é feita a aplicação do desmoldante.
Passo 3. O desmoldante também precisa ser aplicado nas laterais internas da fôrma, que também estarão em contato direto com o concreto em cura.
ARMADURAS
Passo 4. A tela metálica que faz as vezes de armadura é posicionada sobre a superfície.
Passo 5. Conforme orientação de projeto, a tela é cortada com um alicate para atender ao formato da laje. |
Passo 6. Nos pontos de sobreposição entre telas, a amarração deve ser feita com arame recozido
Passo 7. Espaçadores mantêm a tela no lugar, garantindo cobrimento de concreto na espessura prevista em projeto.
IÇAMENTO E REFORÇO
Passo 8. Em alguns pontos das fôrmas serão inseridos parafusos que servirão de ponto de apoio para o içamento posterior das peças. |
Passo 9. É necessário que a tela tenha sido devidamente recortada nesses pontos, para que o parafuso possa ser encaixado. Ele será unido a uma barra de aço em "U". |
Passo 10. Essa barra "U" deve se prender também à tela, sendo fixada com arames. Essa trava distribui as cargas por toda a tela a partir do ponto de apoio. Cargas concentradas poderiam romper o concreto nas extremidades.
Passo 11. O projeto estrutural previa também armação lateral em todo o perímetro da laje. |
Passo 12. Nesse momento, foi feito o reforço junto aos pontos de içamento - igualmente amarrados com arame recozido. |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Passo 13. Orifícios nas bordas recebem guias para orientação dos pontos de elétrica. |
Passo 14. Na obra em questão, as caixinhas de luz deveriam ser posicionadas nos pontos em que as linhas - amarradas às guias - se cruzassem.
Passo 15. Os eletrodutos ligando os pontos de distribuição da instalação elétrica devem ser passados nesse momento.
Passo 16. Tanto as caixinhas de elétrica quanto os eletrodutos devem ser fixados à tela com uso de arame recozido para que não se desloquem durante o lançamento do concreto.
LIMPEZA GERAL
Passo 18. Esse é o aspecto geral da laje antes da concretagem. CONCRETAGEM E ACABAMENTO
|
0 comentários:
Postar um comentário