Como evitar perdas de placas cerâmicas na hora de fazer pisos internos
| ||
Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo |
Os revestimentos cerâmicos são muito usados em pisos porque duram bastante, não deixam a água passar e são fáceis de limpar. Esse revestimento tem uma camada de acabamento que é "cimentada" no contrapiso com argamassa colante. Depois de assentar as placas, o rejunte é feito com uma pasta ou argamassa.
Mesmo as placas cerâmicas sendo mais baratas, você deve prestar atenção para não desperdiçá-las. Observe, por exemplo, que o número de placas usadas varia conforme o tamanho delas. Se a placa for grande, você vai precisar de menor número de placas para assentar 1 m2 de piso.
Além disso, tome cuidado para não quebrar as peças enquanto elas são levadas até o local de assentamento. Se isso acontecer, você poderá precisar de mais placas do que tinha imaginado. As perdas, mesmo em boas obras, podem chegar a até 20%. Existem várias razões para isso acontecer, como por exemplo receber placas erradas, com tamanhos diferentes do que foi encomendado ou que estejam com lascas ou quebradas. Por isso é importante conferir o material quando chega na obra.Pode acontecer também de você precisar cortar a cerâmica, quando a placa é maior do que o espaço junto às paredes. Além disso, a falta de cuidado e de ferramentas certas para fazer o corte das placas também pode causar desperdício.
Veja como calcular o consumo das placas para fazer 1 m² de revestimento cerâmico de piso
O consumo unitário de materiais (CUM) para as placas cerâmicas (placas/m² revestido) pode variar com o tamanho de cada placa, com a junta de assentamento entre placas e as perdas esperadas, conforme a fórmula abaixo:
CUM = consumo unitário de placas/m²
L = dimensão de uma lateral da placa (em cm) e = espessura do rejuntamento (em cm) perdas = perdas esperadas em %
Por exemplo:
Placas de 33 cm2 x 33 cm², com junta de 3 mm e perda esperada de 15% geram um consumo de 10,37 placas por metro quadrado.
Placas de 15 cm2 x 15 cm², com junta de 3 mm e perda de 5% levam a um consumo de 44,85 placas por metro quadrado.
|
DICAS
|
» Obedeça à paginação (projeto geométrico) do revestimento cerâmico » A necessidade de rodapés com retalhos gera mais perdas » Assentamentos "em diagonal" geram mais cortes que "a prumo" » Placas pequenas em ambientes grandes geram menos perdas que placas grandes em ambientes pequenos » Coloque as caixas em lugares plano e seco, em pilhas pequenas » Transporte as cerâmicas de forma adequada, se possível em carrinhos próprios para evitar batidas » Separe um local adequado e com as ferramentas certas para cortar a cerâmica » Confira as caixas quando o material chegar |
0 comentários:
Postar um comentário